domingo, 20 de junho de 2010

Com golaços, Brasil engrena, vence marfinenses e se classifica

Dunga quer resultado. E a primeira parte da missão do seu Brasil na África do Sul está cumprida: dois jogos e duas vitórias. Com dois gols de Luis Fabiano e um de Elano, a seleção venceu a boa equipe da Costa do Marfim neste domingo, em Joanesburgo, por 3 a 1, e garantiu presença nas oitavas-de-final da Copa do Mundo. Drogba descontou para a Costa do Marfim.

A seleção tem agora seis pontos em dois jogos e pode até mesmo garantir a primeira posição do grupo G com uma rodada de antecedência. Para isso, o jogo entre Portugal e Coreia do Norte, na segunda-feira, precisa terminar empatado. Caso os portugueses confirmem o favoritismo e vençam o time asiático, irão a quatro pontos, e o Brasil dependerá só de um empate na terceira rodada, justamente contra os europeus, para ficar em primeiro lugar.

Assista aos gols de Brasil x Costa do Marfim












A má notícia ficou por conta da expulsão de Kaká, no fim do jogo. O árbitro francês Stephane Lannoy interpretou que o brasileiro, já com cartão amarelo, deu uma cotovelada intencional em Keita. Enquanto Dunga chamava Lannoy de "ladrão", o camisa 10 do Brasil era expulso de campo, manchando a bela atuação que até então o reabilitava após estreia discreta no Mundial.

Kaká e Luis Fabiano, que teve atuação discreta na estreia, foram decisivos contra a Costa do Marfim, equipe considerada pelos brasileiros o rival mais difícil da primeira fase. O meia fez duas assistências no jogo. O atacante, por sua vez, marcou dois belos gols. O primeiro deles justamente em passe de Kaká e o segundo em jogada individual contestada pelos marfinenses.

O placar foi tranquilo e refletiu a superioridade do Brasil em campo, mas o início do jogo foi nervoso para a seleção brasileira. Contra um time muito mais técnico que a Coreia do Norte, rival da estreia, o Brasil ainda mostrava dificuldade de chegar à meta adversária. O primeiro gol saiu num lampejo de lucidez do trio ofensivo formado por Kaká, Robinho e Luis Fabiano.

Aos 25min, quando a Costa do Marfim estava melhor, Robinho tocou para Luis Fabiano, que devolveu de calcanhar. Kaká surgiu na jogada e fez a assistência para o atacante entrar livre na área marfinense e marcar seu primeiro gol pelo Brasil em sete jogos — o último havia sido em setembro último, contra a Argentina, pelas eliminatórias.

Depois do primeiro gol brasileiro, a situação mudou, e o Brasil passou a dominar as ações do jogo. Não chegou a criar, no primeiro tempo, mais nenhuma chance clara de gol. Mas conseguiu afastar definitivamente o time africano do gol de Júlio César.

Na segunda etapa, o Brasil voltou a marcar, logo aos 5 minutos, em jogada na qual Luís Fabiano chapelou dois adversários (com o auxílio do braço, é verdade) e chutou para bater o goleiro Barry. Os marfinenses reclamaram da jogada, mas o árbitro francês Stephane Lannoy confirmou o gol. A transmissão oficial chegou a flagrar Lannoy conversando com Luis Fabiano após o gol e sinalizando, com um gesto, que o brasileiro teria ajeitado a bola de maneira ilegal. O camisa 9 negou, indicando o peito.



A Costa do Marfim até tentou voltar a pressionar, com Gervinho entrando no lugar de Dindane. Mas, exceção feita a uma cabeçada de Drogba, pouco assustou de fato Júlio César. Ao ir para o ataque, o time africano deu as chances que o Brasil precisava para definir a partida e a classificação. E assim Elano marcou, após receber passe de Kaká, aos 17 minutos.

A Costa do Marfim descontou em vacilo da defesa brasileira. Yaya Touré viu Drogba entrando na área brasileira livre de marcação e cruzou. O atacante só teve o trabalho de desviar de Júlio César, enquanto Lúcio, Juan e Felipe Melo reclamavam impedimento inexistente com o auxiliar. Após a expulsão de Kaká, os marfinenses pressionaram com mais intensidade, mas Julio Cesar evitou o segundo gol.

No fim das contas, a evolução da seleção brasileira foi vista não apenas no placar, mas dentro de campo: contra um seleção forte como a Costa do Marfim, o Brasil fez uma partida bem superior à da estreia. O proximo jogo, contra Portugal, ocorre na sexta-feira, mesmo dia em que a Costa do Marfim enfrenta a Coreia do Norte. Mas brigar por vaga, na sexta-feira, não será missão para o Brasil. Será apenas para as outra seleções do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário